Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

segunda-feira, 6 de junho de 2011

FIEO RECEBE CONSAGRADO PUBLICITÁRIO,ZÉ LUIZ

FIEO RECEBE CONSAGRADO

PUBLICITÁRIO, ZÉ LUIZ




por: Caroline Brito e Eduardo Camargo

 
Acostumado a lidar com os grandes públicos, José Luiz comparece ao UNIFIEO, e a convite, ministra palestra pela segunda vez na semana da comunicação.
Na noite de quinta-feira, 12 de maio, o Centro Universitário FIEO recebeu em seu campus, localizado na Vila Yara, José Luiz Martins, convidado a ministrar palestra na já tradicional “semana da comunicação”. A instituição acostumada a promover eventos voltados aos mais diversos cursos, contou, pela segunda vez, com a presença de José Luiz, publicitário gabaritado e atual diretor de criação da agência Áfrika, e também criador de diversas propagandas, entre elas a da Pepsi Twist, considerada por ele a principal de sua carreira.
O palestrante, em discurso permeado de humor, comentou sobre seu trabalho e também sobre a profissão que envolve não apenas publicitários, mas que engloba toda a área de comunicação. O publicitário falou por mais de duas horas e buscou esclarecer as dúvidas dos mais diversos alunos, dos diferentes cursos do UNIFIEO. Ele buscou destacar os momentos mais importantes de sua carreira, exibindo algumas de suas propagandas mais famosas, que lhe renderam o Cannes, considerado o ‘Oscar’ da propaganda.
Em espaço aberto aos alunos, o publicitário respondeu uma série de questões. Em uma delas, José Luiz fala sobre quais são as maiores dificuldades dos estudantes recém-formados.
“A falta de experiência prática. Muitos alunos saem com uma bagagem acadêmica, mas naturalmente sem experiência. A melhor coisa é procurar um estágio na área escolhida o mais rápido possível e aprender na prática o que a faculdade ensinou na teoria”, afirma.
O palestrante indica ainda os caminhos para que um publicitário possa ter sucesso em sua carreira e que suas ideias se destaquem frente aos seus concorrentes.
“Ela deve ser original, relevante e pertinente ao briefing. Não basta ter só uma ou duas dessas qualidades, precisa das três. Se não for original, não chama a atenção de ninguém. Se não for relevante, chama a atenção, mas não importa para as pessoas. Se não for pertinente ao briefing, não acrescenta nada à marca”, declara José Luiz, que também acredita na necessidade de se criar um personagem e dar vida, alma a ele, para que o produto possa ser bem

divulgado e tenha sucesso garantido, pois segundo ele a publicidade tem que mostrar a personalidade do produto.
Ele comenta também sobre a mídia e as estratégias usadas para se alcançar o público alvo e o cativar, entender a proposta da propaganda e consequentemente do produto.

“Quando se tem uma estratégia bem definida, você deita e rola. Com o comercial da Pepsi nós fomos evoluindo a cada comercial. Evoluímos através do esqueleto. Tenho orgulho de ter feito o diálogo dos ‘limõezinhos’, a Pepsi Twist passou a vender mais do que a Pepsi comum”.

José Luiz Martins encerra sua palestra enfatizando quesitos que , independentemente da profissão que se exerça, são fundamentais e fazem com que o funcionário seja comprometido com seu trabalho e futuramente seja reconhecido.

“Tem dias que você não está bem, mas para trabalhar nisso, não importa o humor. No dia em que você não está legal, você tem que fazer de qualquer jeito, não pode depender da inspiração. Você só vai se tornar importante quando você tiver uma ideia que se destaque. Você tem que se destacar”, encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário